sábado, 15 de outubro de 2011

O que é BPA ou Bisfenol-A

O Bisphenol-A (BPA) é uma substância utilizada na fabricação da maioria dos plásticos. O desprendimento do Bisphenol-A do plástico ocorre independente do aquecimento do mesmo. Porém, quando aquecidos, os plásticos liberam uma quantidade maior desta substância. Isso significa que mesmo quando o leite é aquecido fora do recipiente de plástico, ao ser colocado em contato com a mamadeira, o líquido é contaminado pelo Bisphenol-A. A contaminação também ocorre quando a escova de limpeza arranha o plástico favorecendo o desprendimento desta substância. O BPA continua ativo durante muitos anos depois da fabricação e por isso as mamadeiras mais velhas também são prejudiciais à saúde.

Pesquisas realizadas no mundo inteiro já associaram o Bisphenol-A a diabetes, câncer, mudanças comportamentais, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal de bebês, infertilidade, obesidade e puberdade precoce. Países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica já baniram o Bisphenol-A de mamadeiras e produtos destinados ao público infantil. No Japão, fabricantes de produtos infantis decidiram retirar o BPA da formulação de embalagens de alimentos. Na França, recentemente iniciou a proibição da comercialização de mamadeiras com BPA. Nos Estados Unidos, os estados de Minessota, Connecticut, Wiscosin e Washington, além das cidades de Chicago e Rockford proibiram o BPA em mamadeiras e copos infantis.

Para evitar o Bisphenol-A use mamadeiras e utensílios plásticos produzidos sem esta substância (também conhecidos como BPA-free, 0% BPA ou sem BPA) ou de vidro.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário