sábado, 15 de outubro de 2011

Armazenamento do leite materno

Algumas técnicas para coleta e armazenamento do leite materno:

1) Antes da coleta:

- Antes de iniciar qualquer procedimento de coleta do leite materno, deve-se lavar as mãos com água e sabão neutro, retirar e desprezar os primeiros jatos de leite em uma toalha limpa.

- Massagear as mamas com movimentos circulares seguindo a seguinte ordem: primeiro no sentido aréola-tórax e depois no sentido tórax-aréola.

2) Após a coleta:

- Após a coleta, acondicionar o leite em potes de vidro com tampa plástica, deixando o volume do leite dois dedos da borda do vidro. Estes potes devem ser previamente fervidos por 15 minutos. Rotular os potes com fita adesiva com data e hora da coleta. O leite também poderá ser armazenado em sacos descartáveis, pré-esterilizados, próprios para leite materno.

OBS: Pode ser guardado no mesmo pote leite retirado em horários diferentes fazendo leite sob leite.




3) Tempo de Armazenamento (validade):

- Refrigerador: 12 horas
- Congelador: recomendável 15 dias

OBS: O pediatra pode indicar um prazo de validade maior para o leite materno congelado, desde que realizado o procedimento adequado.

4) Descongelamento:

- Banho Maria: Deixar a água ferver e colocar o pote ou saco para descongelar.

Após o descongelamento, o leite materno tem validade de 24 horas.

5) Aquecimento:
  
O aquecimento deverá ser feito SOMENTE EM BANHO MARIA. Não usar diretamente ao fogo ou em forno de microondas, pois ambos afetam consideravelmente a qualidade nutricional do leite materno. Depois de aquecido o leite materno, e se o bebê não ingerir, o mesmo deve ser desprezado.

Um comentário:

  1. Olá! Gostaria de saber onde encontro potes iguais a esses? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir